26 de março de 2015

DIVULGADA MADRINHA DA SEMANA DA AMAMENTAÇÃO

Um evento realizado no Salão Nobre da Prefeitura na tarde desta quarta-feira, 25, marcou o encerramento da a 1ª Escolha da Madrinha da Semana da Amamentação. A escolhida pela comissão julgadora foi Lia Nair Busa da Silva, que concorreu pelo Centro de Referência Materno-Infantil (CRMI). Ela é mãe do menino Davi Luiz, de um mês de idade. Lia recebeu um presente e um Vale Book de 10 fotos da Studio Pavan com direito maquiagem e vai ter sua imagem utilizada na campanha de divulgação do evento, que acontece de 2 a 8 de agosto. A ação faz parte do programa estruturante de governo Viver Bem. 

A realização foi do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GRAM), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com o apoio do Gabinete da Primeira-Dama e a Coordenadoria Municipal dos Direitos da Mulher (CDM) e parceria da Studio Pavan, que colaborou com as sessões fotográficas e as fotos que foram entregues às participantes. As inscrições ocorreram de 2 a 13 de março, nas 22 Unidades Básicas de Saúde e CRMI, com a parceira foto Pavan. Inicialmente, foram disponibilizadas 30 vagas. Devido à grande procura, foram abertas mais 10 inscrições. Das 40 mães inscritas, 27 compareceram para fotografar com seus filhos. 

Participaram do evento, o vice-prefeito Mario Gabardo; secretários de Saúde, Roberto Miele e de Educação, Iraci Luchese Vasques; coordenadora municipal dos Direitos da Mulher, Regina Zanetti; representante do Gabinete da Primeira-Dama, Sandra Mara Dorneles da Silva; coordenadora do Núcleo Municipal de Educação em Saúde coletiva (NUMESC), Nubia Beche; diretora do Studio Pavan, Solange Pavan; além de coordenadoras das unidades de saúde onde foram realizadas as inscrições e familiares das mães que participaram do projeto. 

GRAM 
Fazem parte desse grupo, funcionários da Secretaria da Saúde e apoiadores que se reúnem e organizam ações em prol do aleitamento materno. O objetivo é conscientizar a população sobre os benefícios da amamentação com o intuito de aumentar a Prevalência no nosso município. Diversas atividades já foram realizadas pelo GRAM nos anos anteriores como: Distribuição de folders nos supermercados e nas avenidas públicas, desenhos para as crianças das escolas infantis e consultórios de pediatras colorirem sobre amamentação; Cantinhos da Amamentação nas Unidades de Saúde do Município com certificação entregue pela Primeira Dama e integrantes do GRAM para as Unidades participantes; debate sobre a Licença Maternidade de 6 meses com empresários da região onde participaram mais de 300 pessoas, visitas em empresas para divulgação das Salas de amamentação; Mostra de Experiências bem sucedidas em Aleitamento Materno através de exposição de BANNER e esclarecimentos sobre o tema no Shopping Bento, aquisição da Barriga e bonecas didáticas representando o parto normal e a amamentação; participação nos Seminários Estaduais da Semana do Aleitamento Materno em Porto Alegre, atividades educativas nas Unidades de Saúde e Comunidade, murais; agosto dourado em 2013 e 2014 (Prefeitura e Pipa Pórtico com iluminação dourada, durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno) e ampla divulgação na imprensa escrita e falada. Ainda em 2014, realizou-se o 1º Mamaço de Bento Gonçalves. 

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Fotos: Cristiane Moro











Nenhum comentário:

Postar um comentário