7 de outubro de 2014

DataSenado aponta que falta de apoio dos partidos é principal empecilho para candidatura de mulheres

Para 83% dos entrevistados, sexo do candidato não é relevante para escolha do voto

Pesquisa do DataSenado apontou que a falta de apoio dos partidos é o principal motivo alegado pelas mulheres para não se candidatarem. O problema foi indicado em 41% das respostas. A falta de interesse por política aparece em segundo lugar (23%) e a dificuldade de concorrer com homens, em terceiro (19%).

As entrevistas mostraram que as mulheres temem, principalmente, enfrentar dificuldades dentro dos partidos políticos, como a falta de apoio e, consequentemente, a competitividade em relação aos seus concorrentes do sexo masculino. A própria falta de interesse por política, apontada como a segunda principal causa para não se candidatarem, pode ser decorrente desses outros dois fatores. A porcentagem de mulheres que manifestam alto interesse por política (13%) está 15 pontos percentuais abaixo dos homens (28%).

Os dados do DataSenado revelaram que não são os afazeres domésticos e as responsabilidades com a família que têm afastado as brasileiras das câmaras municipais, assembleias e do Congresso Nacional. Esses motivos são pouco citados, ficando com apenas 5% e 6% das respostas, respectivamente.

A pesquisa, realizada em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher, indicou que, para 83% da população, o sexo do candidato não faz diferença na hora de votar. Para reforçar que não levam em conta o sexo, 79% alegam já ter votado em alguma mulher para ocupar um cargo político.

Os resultados da pesquisa, primeira do gênero realizada no país, foram divulgados no último dia 2 de outubro. O DataSenado entrevistou por telefone, entre os dias 12 de agosto e 3 de setembro deste ano, 1.091 pessoas, entre homens e mulheres de todo Brasil, de 16 anos ou mais. A margem de erro admitida é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado nos resultados da pesquisa é de 95%.
Leia a pesquisa completa.
http://www.senado.gov.br/senado/datasenado/pdf/datasenado/DataSenado-Pesquisa_Mulheres_na_Pol%C3%ADtica.pdf

Com informações da Agência Senado


Comunicação Social

Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário