7 de outubro de 2013

Nova ferramenta para o enfrentamento da violência contra a mulher em BG


A partir desta segunda-feira, 07, o site da Prefeitura de Bento Gonçalves conta com mais uma ferramenta para auxiliar nas denúncias de violência contra a mulher. De forma anônima, as situações poderão ser denunciadas a partir do preenchimento de um formulário online.

Conforme a psicóloga do Centro Revivi, Sandra Giacomini, a ferramenta tem por finalidade promover o direito das mulheres de viver sem violência, além de conscientizar a população sobre a importância da participação de todos no enfrentamento do problema. "Para sua eficiência, essa ferramenta necessita da contribuição de todos. Como cidadãos, devemos assumir a responsabilidade de denunciar situações que ferem os direitos humanos", destaca.  

A psicóloga ainda ressalta que familiares, vizinhos, amigos e colegas de trabalho que reconhecerem que mulheres de sua convivência estão sendo submetidas a situações de violência doméstica poderão, de forma anônima, relatar a sua preocupação através do preenchimento de um formulário no site.  Na denúncia é preciso fornecer obrigatoriamente o nome, telefone e endereço da vítima, além de relatar o que ela vem sofrendo. Conforme dados do Revivi os femicidios que aconteceram no Município em 2013 foram decisivos para a criação da ferramenta. Das três mulheres que morreram assassinadas neste ano, apenas uma delas havia acessado a rede.

Para coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Regina Zanetti, a ferramenta é uma forma de expandir o serviço de acolhimento às mulheres vítimas violência. "Precisamos unir esforços para chegar até aquelas mulheres que por vergonha, por medo , pela grave situação de opressão  vivida, pelo não reconhecimento das vivencias como de violência, não acessam a Rede de serviços de proteção e a Lei Maria da Penha", finaliza.

As denúncias serão acompanhadas com o uso da viatura da Rede Lilás, entregue à Coordenadoria dos Direitos da Mulher (CDM) em julho pelo governo do Estado. Ao ser informado o Centro REVIVI fará contato com a vítima apresentando e oferecendo os serviços da Rede.  Acessehttp://www.bentogoncalves.rs.gov.br/contato-revivi.






Nenhum comentário:

Postar um comentário