13 de outubro de 2014

A PRESENÇA DAS MULHERES NO PARLAMENTO – 2014

As eleições de 2014 para a Câmara dos Deputados e o Senado Federal apresentam resultados um pouco favoráveis à representação política das mulheres nesses espaços. As bancadas femininas nas duas Casas aumentaram, mas permanece a sub-representação dessa parcela da população brasileira.

O número de candidatas aos cargos de deputadas e senadoras, no geral, cumpriu a cota de 30% prevista na legislação eleitoral. O número de eleitas, no entanto, demonstra mais uma vez que permanecem as dificuldades enfrentadas pelas mulheres para se elegerem. 

Para o mandato que se inicia em 2015 foram eleitas 51 deputadas. Na legislatura que se encerra este ano, a bancada feminina na Câmara dos Deputados é composta por 47 mulheres. No que se refere à composição partidária, o PT elegeu o maior numero de mulheres (9) seguido do PMDB (7) e do PSDB (5). PCdoB, PR e PSB elegeram quatro deputadas cada um (Gráfico 1).

Gráfico 1 – Número de mulheres eleitas por partido político

A distribuição das deputadas eleitas pelas unidades da federação mostra a maior participação do Rio de Janeiro, seguido de Minas Gerais e São Paulo (Gráfico 2). Quanto à profissão, as parlamentares eleitas são, em sua maioria, empresárias, advogadas, médicas e professoras (Gráfico 3). 

Gráfico 2 – Número de deputadas por Unidades da Federação

Gráfico 3 – Principais profissões das deputadas eleitas

No Senado Federal, foram eleitas cinco senadoras, elevando o número de mulheres para 12. A bancada feminina representa 18,5% do total de senadoras e senadores eleitos. O pleito de 2014 renovou somente um terço dos 81 parlamentares, ou seja, estavam em disputa apenas 27 cadeiras. O PMDB elegeu três senadoras, o DEM uma e o PT também uma. Em 2010 estavam em disputa 54 cargos e foram eleitas sete senadoras, representando 13% dos eleitos. 

Para essas eleições, o Tribunal Superior Eleitoral aperfeiçoou o perfil das candidaturas por meio da ficha de inscrição. Incluiu os quesitos de cor/raça, conforme a definição do IBGE, por autodeclaração. O resultado eleitoral mostra que continua pequena a representação das negras (inclui pretas e pardas). Estas representam 2% das deputadas e deputados eleitos, longe, portanto, da proporção presente em nossa sociedade. 


Comunicação Social

Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Governo Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário