25 de janeiro de 2013


Coordenadoria da Mulher


O que é?
 A Coordenadoria da Mulher de Bento Gonçalves foi criada em 22 de março de 2007, pela Lei Municipal n° 4104, com a finalidade de assessorar, assistir, apoiar, articular e acompanhar ações e políticas voltadas á mulher.Ligada à Secretaria da Habitação e Assistência Social tem a função de atuar nos Programas Prioritários de Governo Municipal, Estadual e Federal, visando a promoção dos direitos da mulher, a eliminação das discriminações que a atingem, bem como sua plena integração na vida socioeconômica e político-cultural.

Objetivo
 Tem por objetivo atuar na implementação das políticas públicas de gênero, buscando a integração e unicidade das ações governamentais, estimulando uma mudança de cultura nos órgãos públicos que prestam atendimento às mulheres, reconhecendo as situações discriminatórias e elaborando políticas que combatam a discriminação e promovam a cidadania da mulher.

Atuação 

A CDM atua em parceria com os movimentos organizados de mulheres na promoção da igualdade dos direitos, oportunizando espaço para a visibilidade das demandas e formulando propostas para a efetivação nas políticas públicas.
Esta atuação se dá de forma transversal no conjunto das ações dos demais órgãos com a Rede de Atenção à Mulher, para que a abordagem da violência contra as mulheres seja eficaz em sua integridade.
Atua como parceiro do Centro de Referência para Mulheres que vivenciam a violência REVIVI

            O que é o REVIVI?
            O Centro REVIVI, foi criado em 09 de novembro de 2007 pela Lei Municipal n° 4.230, destinado a operacionalizar os objetivos da Política de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Trata-se de um espaço de referencia que proporciona acolhimento, atendimento psicossocial e de orientação às mulheres que vivenciam violência.
O Centro REVIVI se propõe a contribuir com o fortalecimento da mulher e o resgate de sua cidadania, articulando para tanto, a Rede de Atenção à Mulher do Município. O atendimento é inicialmente oferecido de forma individual atendendo a demanda espontânea ou encaminhamentos feitos pela própria Rede. Mantem-se um trabalho de grupo de apoio para aquelas mulheres que desejarem seguirem vinculadas ao serviço.
O Centro de Referência atua ainda com atividades de sala de espera junto ao Poder Judiciário nas datas agendadas para a audiência da Lei Maria da Penha, desenvolve ainda um Encontros Reflexivos de Gênero junto há homens autores de agressão, um projeto da rede Interinstitucional da Implementação da Lei Maria da Penha.
O REVIVI, desenvolve ainda palestra em vários segmentos da comunidade levando informações sobre o direito a uma vida sem violência.
Atualmente compõe a equipe do centro Revivi as psicólogas: Sandra Adelina Giacomini e Graciele Nondillo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário