29 de junho de 2012

Secretarias e órgãos estaduais visitam futuras instalações da Delegacia da Mulher

Na tarde desta quinta-feira, 28, integrantes das secretarias estaduais de Administração e Recursos Humanos e de Políticas para as Mulheres, Instituto Geral de Perícias (IGP), Instituto de Previdência do Estado (IPE), Polícia Civil, prefeitura e câmara de vereadores estiveram no local escolhido para receber as futuras instalações da Delegacia de Polícia para a Mulher em Bento Gonçalves. A agência FGTAS/Sine cedeu um espaço do subsolo do prédio, no centro. Nas mesmas instalações funcionam outras repartições estaduais como o IPE, IGP e Receita Estadual. O IGP, que atualmente ocupa o subsolo, passa para o andar térreo.

Autoridades visitam o local que futuramente abrigará a delegacia da Mulher.
(Fotos: Gisele Garcia)
 
Em reunião, as autoridades conversaram sobre o local das instalações e acertaram os detalhes burocráticos pendentes referentes à organização dos espaços. O projeto para a delegacia já está pronto desde o final de 2011, aguardando a liberação do local. Participaram do encontro a secretária de Administração e Recursos Humanos, Stela Farias, a secretária de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana, o diretor geral do IGP, José Cláudio Teixeira Garcia, o diretor do departamento de Identificação do IGP, Carlos Eduardo Falcão Pereira e profissionais do instituto, o coordenador de atendimento do IPE no Estado, Marcos Oliveira, a delegada titular do Posto para a Mulher em Bento, Isabel Pires Trevisan, a primeira dama e titular da Coordenadoria da Mulher, Irmaci Sinigaglia Lunelli e a vereadora Neilene Lunelli Cristófoli, além da equipe que atua nos órgãos estaduais em Bento.


 
Conforme destaca a secretária Stela Farias, o encontro foi de definições. A expectativa é de que até outubro a delegacia esteja em funcionamento, já contando com mais servidores. A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Márcia Santana, valoriza o trabalho de articulação entre a secretaria, que trabalha para efetivar as políticas públicas de direitos para as mulheres, e os órgãos estaduais e o município. Todos os serviços prestados à população no prédio que receberá a delegacia são importantes, mas ressalta que a criação de um espaço de atendimento específico auxilia principalmente as ações para acabar com a discriminação contra a mulher.

Os esforços para a criação e instalação da Delegacia da Mulher em Bento Gonçalves vem sendo intensificados desde 2009. Por meio de um decreto estadual, a delegacia foi criada em 2010, mas ainda aguarda a efetivação. Atualmente, o município conta com um Posto para a Mulher, instalado no mesmo espaço da Delegacia de Pronto Atendimento. A prefeitura, por meio da Coordenadoria da Mulher e secretarias é parceira e vem auxiliando a articulação para a implantação da delegacia da Mulher. A delegada titular do Posto para a Mulher, Isabel Pires Trevisan, comemora o resultado do encontro e lembra que a Polícia Civil trabalha no processo de reforma e já está em fase de conclusão, e aguarda a liberação do espaço para iniciar a instalação da Delegacia da Mulher.

Secretárias estaduais e servidores do IPE e IGP analisam planta do prédio e conversam sobre projeto.
 
A visita das autoridades estaduais integra a preparação para a 17ª Interiorização do Governo do Estado, a ser realizada em Bento Gonçalves nesta sexta-feira. As secretarias, autarquias e departamentos estaduais estarão presentes e algumas já realizam eventos no município e cidades vizinhas desde a quarta-feira, 27.

Autoridades estaduais e municipais e profissionais das repartições estaduais do prédio.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário