15 de maio de 2012

Bento Gonçalves sedia encontro regional da Subcomissão da Mulher para discutir Enfrentamento à violência e atenção integral à saúde

A Subcomissão da mulher da Assembleia Legislativa do RS promove reunião nesta quinta-feira, 17 de maio, às 14h, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves (Rua Góis Monteiro, 232 – Bairro São Francisco), onde discutirá a atenção integral à saúde e o enfrentamento à violência contra a mulher. A comunidade no município e região está convidada a participar.

“É necessário que a rede de atendimento à saúde esteja preparada para atender a mulher em todas as fases de sua vida, desde a infância até a terceira idade”, destaca o deputado estadual Aldacir Oliboni, proponente e relator da Subcomissão. O desafio é a garantia do Atendimento Integral à Saúde da Mulher, pois estudos demonstram que algumas enfermidades afetam quase que especificamente o sexo feminino e a qualificação dos serviços, neste sentido, é fundamental.

De acordo com o deputado, o Rio Grande do Sul está avançando na promoção de direitos da mulher, a partir das ações desenvolvidas pela Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres. Entretanto é de extrema importância que as administrações municipais instituam a Coordenadoria da Mulher vinculada ao Gabinete do Prefeito e o Centro de Referência Municipal, tomando para si a promoção das politicas públicas para a mulher, desenvolvendo uma maior interlocução com o estado.“Todas as mulheres têm direito à saúde, por isso, é preciso que toda a sociedade gaúcha se mobilize, garantindo maior autonomia para as mulheres e o fim da violência”, considerou o deputado, que irá coordenar a agenda de encontros, percorrendo o estado, acolhendo denúncias, demandas e sugestões que farão parte do relatório que será entregue à Assembleia Legislativa, dia 13 de junho.

A subcomissão da Mulher faz parte da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos e realizará reuniões em diversas regiões do estado para ouvir a população e transformar suas demandas em políticas públicas que ajudem na construção de uma sociedade onde as mulheres tenham as mesmas oportunidades que os homens e a violência física, sexual e social sejam coisas do passado.


 
A subcomissão é formada pelos deputados Aldacir Oliboni, relator, Zilá Breitenbach e Adão Villaverde. Outras informações pelo telefone (51) 3210.23.17 ou pelo e-mail subcomissãodamulher@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário