10 de novembro de 2010

Curso "Mulheres Construindo Autonomia"

Curso prepara mulheres para a construção civil

     A Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Coordenadoria da Mulher e Secretaria do Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul e Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS-SENAI), iniciou no dia 27 de setembro, o curso "Mulheres construindo Autonomia" nas áreas de Pintura Predial Externa e Interna, e Assentamento de Azulejos e Cerâmicas, com a formatura prevista para o dia 26 de novembro.
    Segundo a Coordenadoria da Mulher, as participantes mostram-se muito satisfeitas com o curso. Durante as aulas é evidente o interesse em aprender. Sente-se valorizadas pela sua capacidade e competência numa área considerada até muito pouco tempo, só de homens. Atualmente estão sendo ministradas as aulas práticas: com texturas, pinturas, colocação de azulejos e pisos, o que tem gerado grande satisfação entre as participantes.
    Algumas empresas já estão procurando a mão de obra feminina. Conforme a coordenação do SENAI, a procura pela mão de obra feminina, está cada vez maior. Os empresários assim que souberam do curso, entraram em contato e visitaram as participantes durante as aulas, para ter mais informações, e certamente no final do curso, a grande maioria será empregada na construção civil.
As participantes estão recebendo aulas práticas, desenvolvendo texturas, pinturas, colocação de azulejos e pisos, o que tem gerado grande satisfação.

Maristela e Marielle, realizam o corte do azulejo. Maristela após concluir o curso, vai acompanhar o marido que trabalha na construção civil.

Adriana Ribeiro, diarista, está cursando Assentamento de Azulejos e Cerâmicas, e conta que não sabia mexer no cimento, e se diverte com todas as tarefas.

As aulas acontecem no Senai Cetemo, de segunda a quinta-feira, das 13h30min às 17h30min. As participantes com melhor aproveitamento serão encaminhadas ao mercado de trabalho.

O professor passa informações de como passar a massa no azulejo.

Os grupos de cada área, trabalham bem unidas, e já possuem conhecimento um pouco da vida de cada uma.

A cabelereira, Marlene Walecheski, está cursando Pintura Predial Externa e Interna, e projeta continuar a profissão e entrar nesta nova área de contrução civil e crescer profissionalmente.
     Os grupos de cada área, trabalham bem unidas, e já possuem conhecimento um pouco da vida de cada uma. Segundo a publicitária Marielle Costa, o grupo já está combinando, para assim que finalizar o curso, cada participante vai praticar o que aprendeu, na casa de cada colega de curso.
(Fotos: Catiane Fin)

Nenhum comentário:

Postar um comentário