30 de novembro de 2010

Curso "Mulheres Construindo Autonomia na Construção Civil" Forma Primeira Turma



     A Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Coordenadoria da Mulher e Secretaria do Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul e Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS-SENAI), realizou na sexta-feira, 26, a formatura das alunas da primeira turma de Pintura Predial Externa e Interna, e de Assentamento de Azulejos e Cerâmicas. A cerimônia foi realizada no auditório do SENAI/CETEMO, com a participação das alunas, professores e familiares.

Familiares, professores e demais convidados participaram da formatura das alunas do curso de Pintura Predial Externa e Interna, e de Assentamento de Azulejos e Cerâmicas.

     O curso teve início no dia 27 de setembro, com aulas teóricas, sendo o conteúdo teórico dividido em técnica e cidadania - como saúde, direitos da mulher, primeiros socorros, ecologia entre outros. Nas aulas práticas, as participantes aprenderam como fazer texturas, pinturas, colocação de azulejos e pisos, o que gerou grande satisfação entre as participantes.


     A titular da Coordenadoria da Mulher, Irmaci Sinigaglia Lunelli, ressaltou a importância deste curso para as mulheres que querem trabalhar, ter uma profissão, para ter autonomia, independência. "Durante o curso podemos perceber que todas são capazes de buscar novos conhecimentos, novas propostas de vida. E isso aconteceu com cada uma de vocês, que aceitaram esta oportunidade e fazem dela um sucesso", afirma a coordenadora. A primeira dama agradeceu ao apoio de todos os colaboradores e ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul e Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS-SENAI), pela oportunidade.


     O secretário do Desenvolvimento Econômico, Leandro Santarossa, destacou esta grande oportunidade das mulheres no mercado de trabalho, com nova capacitação e geração de emprego e renda. Ressaltou também que esta é a primeira turma, além de muitas que poderão aproveitar esta oportunidade.

Durante a solenidade, a coordenadora fez a entrega de uma lembrança a cada uma das alunas e o coordenador do SENAI, Marildo Grassi, entregou os certificados.Também foram homenageados os professores e toda a equipe que participou desta realização.


     Em nome da turma, a aluna do curso de Assentamento de Azulejos e Cerâmicas, Maria Inês Fracalossi deixou seu agradecimento à todos que, de uma forma ou outra, abriram as portas para esta grande oportunidade, da mulher buscar sua própria autonomia. Ressaltou desde o início das aulas, como foi surpreendente aprender cada detalhe, a maneira de realizar o trabalho, junto com as colegas, e agora estarem aptas ao novo trabalho.
      Após a cerimônia, foi servido um coquetel, e logo após as autoridades e familiares das formandas foram convidados a visitar os trabalhos, na àrea de de assentamento de azulejos e cerâmicas e pintura Predial Externa e Interna.


     A Coordenadoria da Mulher agradece a todos os colaboradores: Prefeitura de Bento Gonçalves, Coordenadoria da Mulher, SENAI/CETEMO, Associação das Empresas de Construção Civil(Ascon), Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Mobiliário (Sitracom), Construbene Materiais de Construção, BG Materiais de Construção, Tintas Killing e Coral Tintas.

Nilce Rodrigues, formanda do curso de Assentamento de Azulejos e Cerâmica, deixou seu depoimento: "Para mim foi uma grande experiência trabalhar em várias profissões , mas agora me encontrei na área da construção civil e como azulegista, onde poderei ter minha própria renda, me ajudou na auto-estima me sentindo mais capaz e valorizada. Agradeço a oportunidade."


Terezinha Soleni Ribeiro dos Santos, formanda do curso de Pintura Predial e Externa, deixou seu depoimento: "O curso foi além do que eu esperava, o que para mim era um lazer, pois tinha a idéia de pintar minha casa, se tornou em instrumento que abriu portas para aumentar a renda familiar. Fiz novas amizades e tivemos grande incentivo da Coordenadoria da Mulher. Agradeço a todos pela oportunidade."

 
(Fotos Catiane Fin)

Nenhum comentário:

Postar um comentário