26 de agosto de 2013

Projeto da deputada Silvana Covatti institui o Programa Mulher na Política


Com o objetivo de incentivar a participação feminina na política, a deputada estadual Silvana Covatti (PP) apresentou Projeto de Lei (187/2013) que institui o "Programa Mulher na Política”. 
 
A proposta pretende desenvolver ações que possibilitem disseminar, por meio de material informativo, informações para a participação da mulher na vida política e no processo eleitoral, bem como realizar cursos, palestras e seminários que promovam a consciência política, o respeito ao princípio da igualdade nos partidos políticos, a presença mais efetiva nas eleições, a divisão e o compartilhamento de responsabilidades políticas. 
 
- A mulher ainda não se vê envolvida no exercício do poder. Tanto é que foi necessário que o Congresso Nacional estabelecesse a exigência de uma lei com cota de gênero, que limita a 30% a participação de um ou outro gênero nos processos eleitorais. Mesmo assim, registros de mulheres são apenas para atingir a meta mínima, sem que haja a participação efetiva nos processos eleitorais.
 
Segundo Silvana, nas eleições de 2012, o número de mulheres eleitas ficou em torno de 13%, demonstrando que a mulher ainda não está participando efetivamente do processo eleitoral numa proporção devida.
 
- Falta muito para que o conceito de democracia tenha significado verdadeiro, uma vez que as políticas e a legislação são decididas majoritariamente por homens. Nós, mulheres, temos o nosso espaço, mas precisamos preenchê-lo. Aberta as oportunidades, temos que mostrar o interesse, a presença e a continuidade. Só assim, vamos promover a igualdade de oportunidades e de tratamento nas organizações públicas e privadas. 
 
Brasília, 26 de agosto de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário