22 de agosto de 2011

I Conferência Regional de Políticas para as Mulheres

Na manhã desta sexta-feira, 19, no auditório da UCS-Carvi de Bento Gonçalves foi aberta oficialmente a I Conferência Regional de Políticas para as mulheres, reunindo mais de 180 pessoas dos municípios da região.O evento contou com a presença do prefeito de Bento Gonçalves, Roberto Lunelli, Secretária Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Marcia Santana, a Deputada Estadual Marisa Formolo, secretários municipais, representantes de associações e demais entidades. O evento é promovido pela Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Coodenadoria da Mulher, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Secretaria de Habitação e Assistência Social.



Os temas que serão abordados na Conferência será a análise da realidade dos municípios da regional social, econômica, política, cultural e os desafios para a construção da igualdade de gênero, visando o fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres, contribuindo para a erradicação da pobreza extrema e para o exercício pleno da cidadania das mulheres. Outro tema será a definição de prioridades para políticas públicas, tendo como base a avaliação, atualização e aprimoramento das ações e políticas propostas no II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, sua execução e impactos.


Conforme a primeira dama e coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Irmaci Sinigaglia Lunelli, "é um momento muito importante para discutir e elaborar as propostas de políticas públicas que queremos, para que em dezembro sejam apresentadas em Brasília, em busca da igualdade de gênero e exercício pleno de cidadania pelas mulheres.


O prefeito de Bento Gonçalves, Roberto Lunelli, agradeceu a presença de todos os representantes dos municípios, pois juntos poderão debater e desenvolver grandes encaminhamentos efetivos e aplicáveis, tendo resultados de médios e longos prazos.

A Secretária Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Marcia Santana, também marcou sua presença no evento, destacando a participação das mulheres pela luta de seus direitos e novas políticas públicas. Na ocasião, apresentou um novo projeto "Cimento e Baton", que ficou acordado entre a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, a empresa Usina Fortaleza, o Centro da Mulher em Construção, Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves e a Prefeitura Municipal de Canela.


O projeto "Cimento e Baton" foi desenvolvido através do diagnóstico realizado pelo Mercado de Construção Civil que apontou a ausência de mão de obra qualificada para atender a demanda gaúcha, em especial na execução das obras do PAC. O curso compreende noções básicas de aplicação de argamassa e rejunte, tendo duas mil vagas para mulheres trabalhadoras e interessadas em ingressar no ramo da construção civil.


Dando início aos trabalhos, a palestrante Geni Dalla Rosa falou sobre a "Autonomia e igualdade no mundo do trabalho e erradicação da pobreza", e a palestrante Marisa Formolo falou sobre o tema "Mulheres nos espaços de poder".

Participam da I Conferência Regional de Políticas para as Mulheres os municípios de Bento Gonçalves, André da Rocha, Barão, Montauri, Monte Belo do Sul, Nova Prata, Santa Tereza, Serafina Correa, União da Serra e Veranópolis, sob a coordenação conjunta das Coordenadorias da Mulher e Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher dos municípios abrangidos.

PROGRAMAÇÃO - TARDE

13h30min: Trabalhos em grupos nos eixos temáticos
Eixo 1: Autonomia e igualdade no mundo do trabalho e erradicação da pobreza
Eixo 2: Educação inclusiva e não sexista
Eixo 3: Saúde das mulheres, direios sexuais e direitos reprodutivos
Eixo 4: Mulheres no espaço de poder
Eixo 5: Enfrentamento à violência contra as mulheres
15h30min: Plenária Final (indicação de delegadas)
17h: Encerramento

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário