Nesta quarta-feira, 18, na Via Del Vino,a Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente, em parceria com demais secretarias e entidades, promoveram uma mobilização relativa ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de crianças e adolescentes, com distribuição de material informativo, adesivos e o a divulgação do disque-100, destinado as denúncias de casos de violência.
Fotos:Almir Dupont
Também foram distribuídas flores confeccionadas pelas crianças e adolescentes do Centro de Atendimento a Criança e Adolescente, como símbolo da campanha "Faça Bonito, proteja nossas crianças e adolescentes". A ação foi realizada, marcando a data de forma a sensibilizar a população para a importância de se comprometer com os direitos das crianças e adolescentes, inclusive denunciando quando isto se fizer necessário.
Diversas atividades foram desenvolvidas nas escolas, com elaboração de frases sobre o tema, e também foram confeccionados aventais para serem utilizados na campanha, no qual todas as pessoas envolvidas na ação nesta manhã estavam vestindo. Durante o ano, será desenvolvido diversas ações, entre elas, uma gincana envolvendo a rede de proteção sobre o tema da violência e exploração sexual, uma capacitação aos monitores dos Ceacri e professores da Rede Estadual com o tema Violência e Exploração Sexual: Como Indentificá-lo?, entre outras atividades.
Ação contou também com a apresentação da Banda de Percussão do Ceacri Toquinha da Amizade.
Sobre a data:
Instituído pela lei Federal 9.970/00, o dia 18 de maio é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. Esse dia foi escolhido, porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo país e ficou conhecido como “Crime Araceli”. Esse era o nome da menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos violados.
A Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente convida a comunidade bentogonçalvense - família, escola, sociedade civil, governos, instituições de atendimento, igrejas, universidades, mídia para assumirem o compromisso no enfrentamento da violência sexual, promovendo e se responsabilizando para com o desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida. Nenhuma tentativa de responsabilizar a criança e o adolescente pela violação dos seus direitos pode ser admitida pela sociedade.
Maiores informações poderão ser obtidas junto à casa da Cidadania pelo fone: 3055-2890 com Neilene. Segundo a Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente, esta ação deve ter continuidade, sendo que ainda neste primeiro semestre esperamos estar discutindo esta questão com as entidades e todas aquelas que se sentirem comprometidas com esta causa.
Contato para denúncias:
Disque 100,
CREAS:3052.0360,
Conselho Tutelar:3055.4337.
As entidades interessadas em participar da campanha podem entrar em contato com o CREAS.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Nenhum comentário:
Postar um comentário