30 de novembro de 2010

Curso "Mulheres Construindo Autonomia na Construção Civil" Forma Primeira Turma



     A Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Coordenadoria da Mulher e Secretaria do Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul e Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS-SENAI), realizou na sexta-feira, 26, a formatura das alunas da primeira turma de Pintura Predial Externa e Interna, e de Assentamento de Azulejos e Cerâmicas. A cerimônia foi realizada no auditório do SENAI/CETEMO, com a participação das alunas, professores e familiares.

Familiares, professores e demais convidados participaram da formatura das alunas do curso de Pintura Predial Externa e Interna, e de Assentamento de Azulejos e Cerâmicas.

     O curso teve início no dia 27 de setembro, com aulas teóricas, sendo o conteúdo teórico dividido em técnica e cidadania - como saúde, direitos da mulher, primeiros socorros, ecologia entre outros. Nas aulas práticas, as participantes aprenderam como fazer texturas, pinturas, colocação de azulejos e pisos, o que gerou grande satisfação entre as participantes.


     A titular da Coordenadoria da Mulher, Irmaci Sinigaglia Lunelli, ressaltou a importância deste curso para as mulheres que querem trabalhar, ter uma profissão, para ter autonomia, independência. "Durante o curso podemos perceber que todas são capazes de buscar novos conhecimentos, novas propostas de vida. E isso aconteceu com cada uma de vocês, que aceitaram esta oportunidade e fazem dela um sucesso", afirma a coordenadora. A primeira dama agradeceu ao apoio de todos os colaboradores e ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul e Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS-SENAI), pela oportunidade.


     O secretário do Desenvolvimento Econômico, Leandro Santarossa, destacou esta grande oportunidade das mulheres no mercado de trabalho, com nova capacitação e geração de emprego e renda. Ressaltou também que esta é a primeira turma, além de muitas que poderão aproveitar esta oportunidade.

Durante a solenidade, a coordenadora fez a entrega de uma lembrança a cada uma das alunas e o coordenador do SENAI, Marildo Grassi, entregou os certificados.Também foram homenageados os professores e toda a equipe que participou desta realização.


     Em nome da turma, a aluna do curso de Assentamento de Azulejos e Cerâmicas, Maria Inês Fracalossi deixou seu agradecimento à todos que, de uma forma ou outra, abriram as portas para esta grande oportunidade, da mulher buscar sua própria autonomia. Ressaltou desde o início das aulas, como foi surpreendente aprender cada detalhe, a maneira de realizar o trabalho, junto com as colegas, e agora estarem aptas ao novo trabalho.
      Após a cerimônia, foi servido um coquetel, e logo após as autoridades e familiares das formandas foram convidados a visitar os trabalhos, na àrea de de assentamento de azulejos e cerâmicas e pintura Predial Externa e Interna.


     A Coordenadoria da Mulher agradece a todos os colaboradores: Prefeitura de Bento Gonçalves, Coordenadoria da Mulher, SENAI/CETEMO, Associação das Empresas de Construção Civil(Ascon), Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Mobiliário (Sitracom), Construbene Materiais de Construção, BG Materiais de Construção, Tintas Killing e Coral Tintas.

Nilce Rodrigues, formanda do curso de Assentamento de Azulejos e Cerâmica, deixou seu depoimento: "Para mim foi uma grande experiência trabalhar em várias profissões , mas agora me encontrei na área da construção civil e como azulegista, onde poderei ter minha própria renda, me ajudou na auto-estima me sentindo mais capaz e valorizada. Agradeço a oportunidade."


Terezinha Soleni Ribeiro dos Santos, formanda do curso de Pintura Predial e Externa, deixou seu depoimento: "O curso foi além do que eu esperava, o que para mim era um lazer, pois tinha a idéia de pintar minha casa, se tornou em instrumento que abriu portas para aumentar a renda familiar. Fiz novas amizades e tivemos grande incentivo da Coordenadoria da Mulher. Agradeço a todos pela oportunidade."

 
(Fotos Catiane Fin)

24 de novembro de 2010

25 de novembro: Dia Internacional de Combate à Violência contra as Mulheres

A data foi estabelecida no Primeiro Encontro Feminista Latino-americano e do Caribe realizado em Bogotá, Colômbia, em 1981, em homenagem às irmãs Mirabal.
Las Mariposas, como eram conhecidas as irmãs Mirabal – Patria, Minerva e Maria Teresa – foram brutalmente assassinadas pelo ditador Trujillo em 25 de novembro de 1960 na República Dominicana. Neste dia, as três irmãs regressavam de Puerto Plata, onde seus maridos se encontravam presos. Elas foram detidas na estrada e foram assassinadas por agentes do governo militar. A ditadura tirânica simulou um acidente.
Minerva e Maria Teresa foram presas por diversas vezes no período de 1949 a 1960. Minerva usava o codinome “Mariposa” no exercício de sua militância política clandestina.
Este horroroso assassinato produziu o rechaço geral da comunidade nacional e internacional em relação ao governo dominicano, e acelerou a queda do ditador Rafael Leônidas Trujillo.



Irmãs Miribal


Chega de massacre e extermínio de mulheres!
Em 22 de outubro de 2009, uma aluna da Universidade Bandeirante (Uniban), do campus de São Bernardo do Campo (SP), região do ABC, foi à aula com um vestido curto. Nada demais. Em pleno século 21 centenas de alunos a perseguiram pelos corredores como animais raivosos. Aos gritos de “Puta! Puta!”, a aluna foi perseguida.

Em outubro de 2008, o assassinato da jovem Eloá por seu ex-namorado, após ser mantida sob cárcere privado em Santo André (SP), comoveu o país.

Lucimar Rocha, 36 anos foi encontrada morta dentro de sua própria casa, no bairro do Jaraguá, em Belo Horizonte (MG). O marido dela também foi ferido, mas é o principal suspeito pelo crime.

Carla da Silva, 25, grávida de nove meses. A gestante foi à porta de sua casa, no bairro Sarandi, em Porto Alegre (RS). Conversava com parentes quando um homem que passava pelo local sacou uma arma e disparou vários tiros, um deles atingindo o pulmão da gestante. O assassino conseguiu fugir.

Aparecida Socorro Chaves, 41, foi encontrada morta a pauladas em Esmeraldas, município da Grande Belo Horizonte (MG). Segundo a Polícia Militar, que encontrou o corpo numa fazenda na zona rural do município, ela apresentava ferimentos profundos na cabeça, o que indicava que ela teria sido atacada com pedaços de pau e pedras. O marido da vítima, Armando Hermógenes da Silva, 68, é o principal suspeito do crime.

Ana Maria da Conceição, 15 anos, foi morta no Ceará pelo namorado de 21 que, com ciúmes, invadiu sua casa. Ele a matou com um tiro e, em seguida, tentou matar a mãe da garota, de 37 anos, e sua irmãzinha de 6.

Muitas mulheres numa só dor, a da violência, vivenciada pela maioria delas mulheres no mundo inteiro, majoritariamente no espaço doméstico. Algo que tem sido bastante banalizado e considerado sem importância. Segundo estimativas, a mulher vitimada tem sua vida diminuída em até nove anos.

No Brasil, a cada quatro segundos uma mulher é agredida em seu próprio lar por uma pessoa com quem mantém relação de afeto. Além disso, não podemos esquecer a agressão nas ruas e locais de trabalho e estudo, corriqueiras no dia-a-dia, em especial das mulheres pobres trabalhadoras.

22 de novembro de 2010

Filme "Preciosa - Uma história de esperança"

Dia 25 de novembro

Filme “Preciosa – Uma história de esperança”



Local: SESC
Horário: 19:30 hrs
Entrada: Gratuita
Sinopse:
1987, Nova York, bairro do Harlem. Claireece "Preciosa" Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai (Rodney Jackson) e abusada pela mãe (Mo'Nique), ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. O fato de ser pobre e gorda também não a ajuda nem um pouco. Além disto, Preciosa tem um filho apelidado de "Mongo", por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola. A sra. Lichtenstein (Nealla Gordon) consegue para ela uma escola alternativa, que possa ajudá-la a melhor lidar com sua vida. Lá Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, se refugiando em sua imaginação.

11 de novembro de 2010


            O período de 25 de novembro a 10 de dezembro foi escolhido como foco de ação da Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres por compreender quatro datas significativas na luta pela erradicação da violência contra as mulheres e garantia dos direitos humanos. No Brasil, a Campanha começa mais cedo, dia 20 de novembro, para destacar a dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras.


Programação:


- Dia 20/11 Dia da Comunidade
Distribuição de folders e esclarecimentos sobre a Violência contra a Mulher.
Local: ABRACAI
Horário: 9 às 12 hrs

- Dia 22/11 Lançamento dos “16 Dias de Ativismo”
- Lançamento do “Manual da Gestante”
- Apresentação da cartilha “Gênero, Políticas Públicas e a Violência Contra a Mulher”.
Local: Salão Nobre da Prefeitura
Horário: 13:30 hrs
                    
- Dia 22 à 25/11 Exposição do Projeto
“Fazendo da Vida Uma Obra de Arte”
Horário: manhã 9 às 11:45 hrs , tarde 13:30 às 17:45 hrs
Local: Salão Nobre da Prefeitura Municipal
Entrada: Gratuita

- 23/11 à 04/12 Visitas as UBS e Escolas
Esclarecimentos sobre a Violência contra mulher.

- Dia 25/11 - V Encontro Serrano de HIV/AIDS
Horário: 13:30 às 18 hrs
Local: Clube Aliança
Informações, inscrições: 3055-7303
Evento Gratuito
Promoção: SAE/CTA

- Dia 25/11 Exibição do filme:
“Preciosa - Uma história de esperança”
Local: SESC
Horário: 19:30 hrs
Entrada: Gratuita

- 26/11 Formatura do curso
“Mulheres Construindo Autonomia”
Local: SENAI/CETEMO
Horário: 19 hrs

29/11 à 03/12 Exposição “Camisinha Pedagógica” uma exposição sócio-educativa relativa ao tema da prevenção de DSTs e Aids, e gravidez na adolescenância, em uma tenda em formato de camisinha.
Local: Instituto Federal de Educação
Promoção: SAE/CTA

- Dia 04/12 Distribuição de material informativo
“Mulheres e Homens construindo um mundo melhor”
Local: Via delvino
Horário: 9:30 às 12 hrs

- Dia 06/ 12 Palestra “Um basta para o estupro”
Palestrante: Delegada Isabel P. Trevisan, Enfermeira: Adriana Maria Cirolini e
Professor: Vagner Marcon
Local: Auditório do Hospital Tacchini
Horário: 20 hrs
Entrada: Gratuita

10 de novembro de 2010

Curso "Mulheres Construindo Autonomia"

Curso prepara mulheres para a construção civil

     A Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Coordenadoria da Mulher e Secretaria do Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul e Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS-SENAI), iniciou no dia 27 de setembro, o curso "Mulheres construindo Autonomia" nas áreas de Pintura Predial Externa e Interna, e Assentamento de Azulejos e Cerâmicas, com a formatura prevista para o dia 26 de novembro.
    Segundo a Coordenadoria da Mulher, as participantes mostram-se muito satisfeitas com o curso. Durante as aulas é evidente o interesse em aprender. Sente-se valorizadas pela sua capacidade e competência numa área considerada até muito pouco tempo, só de homens. Atualmente estão sendo ministradas as aulas práticas: com texturas, pinturas, colocação de azulejos e pisos, o que tem gerado grande satisfação entre as participantes.
    Algumas empresas já estão procurando a mão de obra feminina. Conforme a coordenação do SENAI, a procura pela mão de obra feminina, está cada vez maior. Os empresários assim que souberam do curso, entraram em contato e visitaram as participantes durante as aulas, para ter mais informações, e certamente no final do curso, a grande maioria será empregada na construção civil.
As participantes estão recebendo aulas práticas, desenvolvendo texturas, pinturas, colocação de azulejos e pisos, o que tem gerado grande satisfação.

Maristela e Marielle, realizam o corte do azulejo. Maristela após concluir o curso, vai acompanhar o marido que trabalha na construção civil.

Adriana Ribeiro, diarista, está cursando Assentamento de Azulejos e Cerâmicas, e conta que não sabia mexer no cimento, e se diverte com todas as tarefas.

As aulas acontecem no Senai Cetemo, de segunda a quinta-feira, das 13h30min às 17h30min. As participantes com melhor aproveitamento serão encaminhadas ao mercado de trabalho.

O professor passa informações de como passar a massa no azulejo.

Os grupos de cada área, trabalham bem unidas, e já possuem conhecimento um pouco da vida de cada uma.

A cabelereira, Marlene Walecheski, está cursando Pintura Predial Externa e Interna, e projeta continuar a profissão e entrar nesta nova área de contrução civil e crescer profissionalmente.
     Os grupos de cada área, trabalham bem unidas, e já possuem conhecimento um pouco da vida de cada uma. Segundo a publicitária Marielle Costa, o grupo já está combinando, para assim que finalizar o curso, cada participante vai praticar o que aprendeu, na casa de cada colega de curso.
(Fotos: Catiane Fin)