27 de setembro de 2013

Lei Maria da Penha já gerou mais de 350 mil medidas protetivas e mais de 860 mil procedimentos judiciais


A polêmica sobre a Lei Maria da Penha, retratada a partir de ontem na imprensa e web, tem deixado de lado dados que demonstram cabalmente sua eficácia:
- Ela contabiliza, até 2011, 281.302 medidas protetivas, expedidas desde sua criação em 7 de agosto de 2006. A projeção, uma vez que não se tem os dados atualizados do Judiciário, é que este número tenha ultrapassado os 350 mil.
- 860 mil procedimentos judiciais, estimados, desde 2006 até dezembro de 2012. A estimativa é da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).
A lei (11.340/2006), promulgada em 7 de agosto de 2006, criou mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Em pouco mais de cinco anos de vigência da lei, foram registrados 196.023 inquéritos, instauradas 99.891 ações penais, além das medidas protetivas.
 Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Lei Maria da Penha gerou, de 2006 a 2011, cerca de 700 mil procedimentos judiciais, entre inquéritos, ações penais e medidas protetivas.
Os dados fazem referência aos procedimentos que tramitaram nos Juizados ou Varas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, instituídos pela lei, os quais têm competência exclusiva para o processamento de crimes de violência contra a mulher.
As medidas protetivas de urgência têm o objetivo de proteger a mulher em situação de violência doméstica em caso de risco iminente à sua integridade psicológica ou física. Elas consistem, por exemplo, na fixação de distância mínima do agressor em relação à vítima.
Para a ministra Eleonora Menicucci, da SPM, com a Lei Maria da Penha, as mulheres adquiriram mais autonomia para denunciar as agressões. “Com uma lei que as apoia, elas têm certeza de que o sofrimento não é só delas, que elas não estão sozinhas para enfrentar a violência”, analisa.


Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM

18 de setembro de 2013

Denúncias de violência contra mulher poderão ser feitas pelo site da Prefeitura em outubro

A partir de outubro o site da Prefeitura de Bento Gonçalves contará com mais uma ferramenta para auxiliar nas denúncias de violência contra a mulher. De forma anônima, as situações poderão ser denunciadas a partir do preenchimento de um formulário online. As denúncias serão acompanhadas com o uso da viatura da Rede Lilás, entregue à Coordenadoria dos Direitos da Mulher (CDM) em julho pelo governo do Estado. “É uma forma de expandir o serviço de acolhimento às mulheres vítimas violência”, destaca a coordenadora da CDM, Regina Zanetti.

A novidade foi anunciada nesta terça-feira, dia 17, durante a entrega do Prêmio Loba - Pela Defesa dos Direitos das Mulheres – 2013, resultado de uma parceria entre o Centro REVIVI e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM). Foram agraciados: secretária Rosali Fornazier, ex-secretário Fernando Ferrari, juíza Fernanda G. de Azevedo, juiz Rudolf Carlos Reitz, juiz José H. Guerra, promotor de Justiça Gilson B. Medeiros, promotora Vanessa b. Schimitz, defensora pública Marni Zat, e delegada de Polícia Isabel Pires Trevisan.













Fotos: Carina Furlanetto


9 de setembro de 2013

Prêmio LOBA – Pela Defesa dos Direitos das Mulheres – 2013

Adotando a representação da Loba como símbolo dos direitos das mulheres, o Centro REVIVI, em uma parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), irá homenagear 09 representantes de Instituições que atuam no enfrentamento a violência contra a mulher e na efetiva implementação da Lei Maria da Penha. O Prêmio LOBA - Pela Defesa dos Direitos das Mulheres - 2013, acontece no dia 17 de setembro, as 18 horas  no Restaurante Sapore & Piacere.

Na solenidade o Centro REVIVI estará apresentando uma nova forma de denúncia da violência contra a mulher , expandindo o serviço de acolhimento as mulheres vítimas violência contra a mulher. Confira os homenageados deste ano:

Secretária Rosali Fornazier            
Ex-Secretario Fernando Ferrari
Juiza Fernanda G. de Azevedo
Juiz Rudolf Carlos Reitz
Juiz José H. Guerra
Promotor de Justiça Gilson B. Medeiros
Promotora Vanessa b. Schimitz
Defensora Pública Marni Zat
Delegada de Polícia Isabel Pires Trevisan