22 de dezembro de 2011

Boas Festas

 “Recria tua vida, sempre, sempre.

Remove as pedras,

planta roseiras e faz doces.

Recomeça.”

Cora Coralina

 
Feliz Natal
e Um Ano Novo Repleto de Realizações!

7 de dezembro de 2011

Projeto reeduca agressores



Reportagem "Projeto pioneiro reeduca agressores em Bento Gonçalves" ganha Prêmio de Jornalismo MP RS

Após examinar 48 trabalhos inscritos na 13ª edição do "Prêmio de Jornalismo Ministério Público do Rio Grande do Sul", a comissão julgadora do concurso definiu as matérias jornalísticas ganhadoras do prêmio/2011, que será entregue na próxima quarta-feira, 14 de dezembro, Dia Nacional do MP, às 9h, no Palácio do Ministério Público, na Praça da Matriz, Centro.
Na categoria Reportagem/TV, ganhou a reportagem "Projeto pioneiro reeduca agressores em Bento Gonçalves", de autoria do jornalista Ticiano Kessler, exibida nos dias 14, 15 e 19 de setembro deste ano, na TV Record, que mostra a ação do MP para conscientizar, reeducar e reaproximar o agressor da família. Em segundo lugar ficou a reportagem "Álcool x Adolescentes", de autoria da jornalista Priscilla Casagrande, exibida nos dias 1º e 2 de novembro deste ano na rede Record, que trata do Fórum Permanente de Combate ao Consumo e a Venda de Bebidas Alcoólicas para Crianças e Adolescentes.


6 de dezembro de 2011

Alunos do curso Mulheres e homens Construindo Autonomia se formam

O Curso Mulheres e Homens Construindo Autonomia, desenvolvido pela Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Coordenadoria da Mulher e Secretaria do Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul e Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS-SENAI) e Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sitracom) teve a formatura de seus alunos realizada no último sábado, 03, no auditório do Sitracom. O evento teve a participação das alunas, alunos, professores e familiares, e autoridades.


O curso teve início no dia 17 de outubro, com aulas teóricas e aulas práticas, quando os alunos aprenderam como fazer texturas, pinturas, colocação de azulejos e pisos, o que gerou grande satisfação entre as participantes. Ao todo, formaram-se 18 alunos, cinco de pintura e 13 no curso de assentamento.
A titular da Coordenadoria da Mulher, Irmaci Sinigaglia Lunelli, ressaltou a importância deste curso para as mulheres e homens que querem trabalhar, ter uma profissão, para ter autonomia, independência. "Este ano em que o curso atingiu também homens pudemos perceber o envolvimento e cooperação do grupo fortalecendo a segurança das mulheres para entrarem num mercado de trabalho que ainda é muito masculino. Durante o curso podemos perceber que todas/os são capazes de buscar novos conhecimentos, novas propostas de vida”, afirma. Irmaci agradeceu o apoio de todos os colaboradores, principalmente ao Serviço Nacional e Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul e Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS-SENAI), e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sitracom) pela parceria.


O prefeito de Bento Gonçalves, Roberto Lunelli, destacou esta grande oportunidade para mulheres e homens estarem capacitados para o mercado de trabalho, incentivando a se inscreverem no MEI (Micro empreendedor individual) para a a geração de renda e poder realizar trabalhos cadastrados e com seguridade social.


Em nome da turma, a aluna do curso de Assentamento de Azulejos e Cerâmicas, Sampson Freire de Castro, deixou seu agradecimento a todos que, de uma forma ou outra, abriram as portas para esta grande oportunidade. Ressaltou desde o início das aulas, como foi importante aprender e agora estarem aptas/os ao um novo trabalho. Após a cerimônia, a turma confraternizou com uma almoço. Para Leda Tomazini, o curso foi de grande valia: “Eu não sabia nada, já sei assentar azulejos, então para mim foi um aprendizado excelente”.

 
 
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura / Coordenadoria da Mulher

5 de dezembro de 2011

Campanha "Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher" mobiliza Bento Gonçalves

Na manhã deste sábado, 03, o Conselho dos Direitos da Mulher (COMDIM), Coordenadoria da Mulher e o Centro de Referência à Mulher que Vivencia Violência (Centro Revivi) realizou no centro da cidade, na Via Del Vino, a campanha "Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher", para sensibilizar e mobilizar a cidade pelo fim da violência da mulher.

 
A ação é em comemoração ao Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo fim da Violência contra a Mulher. A data é celebrada no dia 6 de dezembro, mas a campanha foi antecipada para aproveitar o maior fluxo de pessoas neste dia. Durante a manhã homens da Rede de Atenção à Mulher e demais convidados, distribuíram material informativo sobre a campanha e fitas alusivas ao tema, com a mensagem "Homens pelo Fim da Violência".

 
 
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Almir Dupont

4 de dezembro de 2011

Todas as lobas arrematadas no Leilão promovido pelo COMDIM

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), promoveu na noite de terça-feira, 29 de novembro, o Leilão das Lobas, na praça de alimentação do L'América Shopping. Todas as obras de arte foram arrematadas. A renda arrecadada será depositada no Fundo Municipal dos Direitos das Mulheres (FUNDIM). Estes recursos poderão ser aplicados em projetos voltados para a construção da igualdade entre homens e mulheres, bem como, auxílio econômico/social às mulheres que vivenciam violência.


Antes do início do leilão, as entidades e pessoa física que adquiriram as lobas e os artistas que as personalizaram receberam um certificado pela participação, entregue pelos conselheiros e conselheiras do COMDIM.


Na avaliação do conselho, o leilão superou as expectativas, o evento foi avaliado de forma muito positiva por todos. O valor total arrecadado foi de mais de R$ 14 mil, e ainda não foi finalizado. A presidente do Conselho, Sandra Giacomini, agradeceu a presença de todos lembrando que a verba servirá para auxiliar no trabalho já desenvolvido pelo COMDIM, mantido pela Prefeitura.


O prefeito Roberto Lunelli participou do evento salientando a importância do trabalho do Conselho e da realização do evento. A presidente do CDL, Helenir Bedin, e o empresário Jordano Zanesco auxiliaram na realização do leilão como leiloeiros. Algumas obras foram mais disputadas, envolvendo as 'emoções' dos leilões tradicionais.



O projeto Loba foi desenvolvido através da representação da coragem, astúcia e determinação da Loba Romana, e foi escolhida como símbolo da luta pelo fim da violência contra a mulher e direitos humanos. Vinte lobas em fibra de vidro foram disponibilizadas pelo Conselho, pelo preço de custo, para que pessoas físicas e jurídicas realizassem um trabalho de arte e personalização, fazendo de cada Loba uma obra de Arte. Conforme salienta o COMDIM, o projeto destaca a liberdade que cada mulher tem de fazer suas escolhas, e a coragem de enfrentar seus medos e defender seus direitos e desejos com “unhas e dentes".



Parceiros e os artistas do Projeto Loba:
COMDIM – Daz Design
Ancila Zat – Maira Zat
Centro de Ciências Humanas e de Educação da UCS Bento – Curso de Design UCS/CARVI
Mercado de Alimentos Grepar – Eliane Pasquetti
Tecnovin do Brasil – Marcela Bruno
Quinta dos Amigos – Ivanlino Postal
Foto Pavan – Lenir de Fátima da Silva
Politorno Móbeis – Roseli Pellizzari
Giacomini Advogados – Tuy Flores
CDL – Vera Zatt
Rotary Club Mulheres da Serra – Aido Dal Mass
Sitracom BG – Rui Brandelli
Carllize – Renata Medeiros
Multimóveis – Eliane Magnani
Porta Azul – Raquel Cappelletto
Revista Noi – Aido Dal Mass
Neivete Rossi Possamai – Marilene Garcia de Oliveira
Lions Clube Femina Bento Gonçalves – Delvina Pasquetti
Hotel Vinocap – Victor Hugo
Clube Esportivo – Vildete Pessutto
Vinícola Salton – Diana Gireli Franzoloso



Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Gisele Garcia

2 de dezembro de 2011

Campanha Ponto Final na Violência contra Mulheres e Meninas

A Campanha Ponto Final na violência contra Mulheres e Meninas, que está presente nas redes sociais - Orkut, Facebook e Twitter - , conta com o Canal Ponto Final no YouTube para interagir com o público. Neste canal, a Campanha apresenta seu mais recente vídeo que é um convite para que todos e todas participem do enfrentamento contra a violência contra mulheres e meninas.


O novo vídeo é uma animação dos personagens da logomarca da Campanha Ponto Final, em que uma menina faz o papel principal mostrando que para dar um ponto final na violência contra as mulheres e meninas há necessidade de consciência, solidariedade e disposição para reverter esta situação.
O roteiro e direção são da cineasta gaúcha Mirela Kruel, que vem elaborando todos os materiais audiovisuais da Campanha, em nível nacional e internacional, contemplando os planos desenvolvidos pelo Brasil, Bolívia, Guatemala e Haiti, países que conduzem esta ação na região sob a coordenação da Rede de Saúde das Mulheres Latinoamericanas e do Caribe - RSMLAC. A animação e o desenho são de Alexandre Linck.
Acesse o link PARTICIPE no site da Campanha Ponto Final e faça sua adesão para dar um ponto final na violência contra as mulheres e meninas!